A lista preliminar de selecionados para os editais Curta Criança 2023, Curta Afirmativo 2023 (dirigido por pessoas negras e indígenas) e Curta para Mulheres 2023, da Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC) já pode ser consultada. O anúncio dos 30 diretores e diretoras estreantes com obras inéditas ocorreu entre a última sexta (15) e hoje (18).
Foram mais de 1.200 inscrições de obras originais e inéditas. Desse total, foram selecionados 10 bolsas de R$ 140 mil para cada um dos editais, num total de R$ 4,2 milhões.
A Secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, celebra os números e resultados alcançados. “Após a contratação, nossa equipe de fomento e formação, realizará oficinas com as pessoas selecionadas no sentido de oferecer suporte nas etapas de produção do filme e na circulação das obras. Compreendemos que o acesso ao recurso público também é um processo formativo que pede uma atenção nossa como gestão. Com este programa de bolsa de curtas, estamos preparando o terreno para que esses cineastas possam, no futuro, acessar outros mecanismos de apoio e se estabelecer no mercado a partir de experiências positivas”, disse.
Além das políticas afirmativas, os resultados atendem à seleção de projetos das cinco regiões do país, distribuídas da seguinte maneira:
Curta Mulheres (10 projetos)
– 2 Mulheres indígenas
– 4 Pessoas Negras
– 2 de cada Região do País
Curta Afirmativo (10 projetos)
– 5 pessoas indígenas selecionadas
– 5 pessoas negras
– 2 de cada Região do País
– 3 Mulheres CIS
– 1 Mulher Trans
Curta Criança (10 projetos)
– 1 Pessoa indígena
– 5 Mulheres CIS
– 1 Pessoa Não-Binárie
– 5 Pessoas negras
– 2 de cada Região do País
Recursos
A apresentação de recursos deverá ser realizada, exclusivamente, mediante o envio de formulário específico disponibilizado no portal do Ministério da Cultura:
Curta para Mulheres – Bolsa para Produção de Curta-Metragem
Curta Afirmativo – Bolsa para Produção de Curta-Metragem
Curta Criança – Bolsa para Produção de Curta-Metragem
E na plataforma Mapa da Cultura, para o endereço eletrônico: [email protected].
Fonte: Ministério da Cultura