20.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaDança e Hip-Hop abrem a programação de showcases

Dança e Hip-Hop abrem a programação de showcases

Publicado em

O artista sobe ao palco e mostra o seu trabalho para possíveis compradores em um curto espaço de tempo. Nesta quinta-feira (9), o Mercado das Indústria Criativas Brasileiras (MICBR) 2023, em Belém (PA), abriu espaço para os showcases. No primeiro dia do formato na programação do Mercado, no Hangar Centro de Convenções, o público pode acompanhar apresentações de dança e Hip-Hop.     

Visando alavancar a conclusão de negócios, cada artista tem 20 minutos para mostrar trechos do potencial artístico e comercial de sua obra.      

O Hip-Hop fechou as atividades deste primeiro dia. Uma das atrações na Arena Mairi, a rapper, DJ, MC e poeta sul-mato-grossense radicada em Presidente Prudente (SP), AlliBlack, enfatizou a importância do MICBR para o movimento. “Estar dentro desse evento mostra que a gente também tem potência de mercado. Poder sentar com contratante e virar negócio é significativo, ainda mais agora que temos um elo com o MinC, que lançou um edital para o setor. Isso mostra onde nós podemos e iremos chegar”, afirmou.  

Bart, que é rapper, poeta, DJ e produtora cultural do Rio Grande do Sul, faz coro com a colega. “Acredito que seja uma valorização para a gente, porque nos sentíamos meio deslocados. Ter o Hip-Hop como segmento da indústria criativa é promissor. Agora fica mais fácil encontrarmos parceiros e aliados. Isso é inclusão”, assegurou.  

Fazer um compilado da carreira em uma apresentação de cerca de 20 minutos é um desafio para os artistas. “As minhas músicas tratam de cotidiano, de vida, então é um pouco difícil. Mas entrega é sempre a mesma, o povo entende”, justifica o baiano Vandal, que também cantou nesta quinta.

A noite contou ainda com performances musicais de Shaira Mana Joey, de Belém; Cida Aripória, do Amazonas; e Brô MCs, do Mato Grosso.

Em sua terceira edição, o MICBR inclui ainda showcases de teatro e circo. Foi selecionado um representante por segmento de cada região do país, além de um de Belém.   

Amazônia Futurista

Já no período da tarde, o palco principal do MICBR 2023, Amazônia Futurista, recebeu apresentações de dança. A Cia Panorando, do Amazonas, mostrou Sodade. “O espetáculo foi criado em 2019 tentando buscar relações entre as culturas do Norte e Nordeste”, contou o diretor Fábio Moura.

O showcase foi uma experiência nova. “O espetáculo tem 45 minutos, apresentamos uma versão reduzida, trazendo momentos específicos para que o público pudesse compreender a narrativa. O desafio foi condensar muita informação em um tempo menor”, disse Fábio.

Em sua primeira vez no MICBR, o coletivo As Themônias apresentou uma seleção do trabalho do grupo nascido em 2012, em Belém. “Themônias não é apenas só sobre drag queens, é sobre arte, arte periférica, marginalizada da Amazônia e que precisa expandir para o mundo e se emancipar”, afirmou a integrante Shayra Brotero, que ainda ressaltou a importância do evento. “Ele [MICBR] traz muitas oportunidades para a gente que é da arte e faz conexão com o Brasil inteiro. É significativo porque a gente lutou para o reconhecimento da arte drag na Amazônia”, completou.

Realização

O MICBR é uma realização do MinC e OEI e conta com o patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale. Também apoiam a iniciativa o Sebrae, o YouTube, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco da Amazônia (BASA). A programação das palestras e oficinas é apresentada pela Vale e Instituto Cultural Vale, com apoio do British Council. A Apex-Brasil é parceira nas rodadas de negócios e atividades de formação de redes.

O Mercado das Indústrias Criativas é realizado, ainda, com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém e da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana.

Serviço

3º Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)

Quando: 08 a 12 de novembro de 2023

Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia

Av. Dr. Freitas, s/n – Marco – Belém (PA)

Entrada gratuita e aberta ao público.

Outras informações e programação: gov.br/micbr
Instagram: @micbr

Assessoria de Imprensa | Ministério da Cultura
Sheila de Oliveira
(31) 99246-2687
[email protected]



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar