1. O QUE É
Edital para concessão de 10 (dez) bolsas para a produção independente de obras cinematográficas brasileiras de curta-metragem, com duração entre 10 (dez) e 15 (quinze) minutos, dirigidos por pessoas físicas estreantes, com temática voltada à infância, podendo ser de ficção ou documentário, com a possibilidade de utilização de técnicas de animação.
2. OBJETIVOS
Promoção do desenvolvimento audiovisual nacional mediante ações afirmativas por meio de obras de curta metragem com temática infantil, com a finalidade de promover o protagonismo de cineastas negros (pretos e pardos) e indígenas na produção audiovisual nacional e a expansão do número de produções dirigidas por pessoas físicas estreantes.
3. QUEM PODE PARTICIPAR
Os projetos audiovisuais de curta-metragem deverão ser inscritos por pessoas físicas, brasileiros natos ou naturalizados, que desempenhem obrigatoriamente a função de direção, sendo facultativo o acúmulo de outras funções.
4. RESERVA DE VAGAS
Os 10 (dez) projetos selecionados atenderão à seguinte proporção, se possível:
No mínimo, 2 (dois) projetos de cada região do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste), de Unidades Federativas diferentes, se possível;
Pelo menos 5 (cinco) projetos de diretoras negras (pretos ou pardas) ou indígenas, sendo:
- 3 (três) projetos para diretoras negras (pretos ou pardas), no mínimo;
- 2 (dois) projetos para diretoras indígenas, no mínimo
5. QUANTIDADE DE SELECIONADOS
10 (dez) projetos.
6. VALORES
R$ 140.000,00 (cento e quarenta mil reais) por projeto
7. ETAPAS DO EDITAL
- Seleção e Habilitação
Fonte: Ministério da Cultura