Considerando o papel estratégico de fomentar o planejamento de gestão visando ao pleno funcionamento de cada Pracinha da Cultura, o Ministério da Cultura firmou contrato com a Fundação Getúlio Vargas-FGV para o desenvolvimento e implementação do Programa de Capacitação em Gestão de Equipamentos Públicos.
O Programa, realizado em 2012, buscou fornecer instrumentos para orientar a adequada coordenação das ações de funcionamento das Pracinhas da Cultura, incluindo o planejamento para determinação de orçamento municipal visando à contratação de equipe, à manutenção das instalações prediais, dos equipamentos e do mobiliário, à promoção de eventos e atividades permanentes e/ou sazonais, e ao desenvolvimento de ações de mobilização social da comunidade do entorno. Tal responsabilidade representa um desafio para a maioria dos entes federados, dados os custos envolvidos e as dificuldades em dar sustentabilidade aos equipamentos públicos ao longo dos anos.
O Programa de Capacitação em Gestão de Equipamentos Públicos foi desenvolvido inteiramente à distância, com carga horária total de 80 horas, e aplicado em duas etapas, atendendo gestores públicos e membros das comunidades das Pracinhas da Cultura.
Como produto final do trabalho realizado pela FGV, foi desenvolvido um Curso Autoinstrucional que vem sendo distribuído nas bibliotecas dasPracinhas da Cultura. Por meio deste curso, disponibilizado em CD-ROM, os gestores e comunidades das Pracinhas da Cultura podem acessar de maneira simples e didática o conteúdo completo do Programa desenvolvido à distância em 2012.
Fonte: Ministério da Cultura