27.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaCom Lula, MinC marca presença na sessão de ‘Ainda Estou Aqui’ no...

Com Lula, MinC marca presença na sessão de ‘Ainda Estou Aqui’ no Cine Alvorada

Publicado em

Indicado ao Oscar, o filme Ainda Estou Aqui foi exibido na noite desta segunda-feira (24) no Cine Alvorada, em Brasília (DF). A sessão reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a primeira-dama, Janja Lula da Silva; e o vice-presidente, Geraldo Alckmin; além de familiares de Rubens e Eunice Paiva. O Ministério da Cultura (MinC) esteve representado pelo secretário-executivo, Márcio Tavares, e pela secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.

“A República se reuniu para reverenciar uma obra cultural, um filme brasileiro, e a trajetória de Eunice Paiva. Ainda Estou Aqui é mais que um filme, é um manifesto pela memória e pela justiça, que são as bases da liberdade e do Estado de Direito. Foi uma noite para se orgulhar do Brasil”, declarou o secretário-executivo do MinC.

A secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, destacou a importância da sessão. “Assistir a Ainda Estou Aqui no Cine Alvorada reforça o compromisso do Governo Federal com a memória, a verdade e a justiça. O audiovisual tem um papel essencial na construção da nossa identidade e na preservação das histórias que não podem ser esquecidas. Esse filme nos lembra do poder do cinema em dar voz às narrativas que moldam o Brasil e a nossa democracia”, salientou.

O longa-metragem dirigido por Walter Salles concorre em três categorias no Oscar (Melhor Filme, Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres). A premiação será realizada no próximo domingo, 2 de março.

.

Sobre o filme

Ainda Estou Aqui apresenta a história do desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar e da luta de sua mulher, Eunice, por justiça. É uma adaptação do livro de mesmo nome do escritor Marcelo Rubens Paiva, filho do casal. No elenco estão ainda Selton Mello e Fernanda Montenegro.

Em sua trajetória internacional, a produção já conquistou 38 prêmios. Entre eles, o Goya de melhor filme ibero-americano, na Espanha; o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza do ano passado e o Globo de Ouro de melhor atriz em drama.

Em cartaz desde novembro de 2024, o filme é um fenômeno de bilheteria no Brasil, com mais de 4,9 milhões de espectadores.

Também estiveram presentes na sessão os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e os presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin; e do Superior Tribunal Militar (STM), ministro tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo, além de ministros de estado e parlamentares. Também marcaram presença João Francisco Paiva Avelino, o Chico Paiva, e João Henrique Paiva Avelino, o Juca Paiva, netos de Eunice e Rubens Paiva.

Cine Alvorada

Em 2023, Lula recebeu convidados para uma sessão privada no Alvorada de Saudosa Maloca, filme de Pedro Serrano em homenagem a Adoniran Barbosa. Na ocasião, a equipe do filme e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, marcaram presença na exibição.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar