18.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaCom 174 propostas inscritas, MinC divulga resultado preliminar da 2ª reunião da...

Com 174 propostas inscritas, MinC divulga resultado preliminar da 2ª reunião da Comissão de Seleção do Intercâmbio Cultural

Publicado em

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou nesta quinta-feira (11) o resultado preliminar da 2ª reunião da Comissão de Seleção do Intercâmbio Cultural. Foram aprovadas 32 propostas, sendo 83 pessoas beneficiadas, entre propostas de grupos e individuais. O objetivo é que pessoas ou grupos de todas as regiões do país possam participar de eventos fora de suas localidades, contribuindo para a difusão cultural e artística em âmbito nacional e internacional.

A diretora de Fomento Direto do MinC, Teresa Cristina Azevedo, diz que a cultura está em toda parte e é transversal. “Estamos concluindo o segundo processo de seleção e já identificamos muitas iniciativas que promovem essas trocas. O que pretendemos com esse programa é estimular os encontros e conexões entre as pessoas e expressões culturais de todas as regiões brasileiras, para difundir a cultura e, assim, potencializar a criação de redes, a troca de conhecimentos e experiências. A ideia é estimular a visibilidade de grupos e territórios e contribuir para seu reconhecimento. Por isso todas as linguagens e manifestações culturais são acolhidas”.

Nesta seleção são 16 destinos internacionais e 13 nacionais. Entre os itinerários internacionais, estão Cidade do México, no México; Praga, na República Tcheca; Lisboa, Portugal; e Port-au-Prince, no Haiti. No Brasil, as cidades de Xapuri, no Acre; Banzaê, na Bahia; e Vila Velha, no Espírito Santo, compõem a lista de destinos.

Na região Norte foram 12 propostas aprovadas e três reservas; no Nordeste, dois aprovados e 14 para cadastro de reserva; no Sudeste quatro classificados e 56 em cadastro de reserva; no Centro Oeste, 10 classificados e sete cadastros de reserva; Já no no Sul, quatro classificados e 10 reservas.

Andréia Oliveira, de Salvador (BA), irá com o seu grupo de dança Tabephe Produções, selecionado por cota para pessoas negras, em 2 de maio de 2024, para o evento Serpentear da Kalunga, em Luanda, Angola. O projeto pretende promover o Intercâmbio Artístico Cultural Internacional entre dançarinas, artistas, produtoras, brasileiras e africanas junto ao Instituto Guimarães Rosa do local.

“Recebemos com muita alegria a aprovação do nosso projeto de intercâmbio cultural. Nossas expectativas são as melhores, aproximar cada vez mais artistas africanos e brasileiros, encruzilhar as culturas afro-pindorâmicas, sempre enfatizando os povos da terra, os povos indígenas e as influências que estão presentes no nosso cotidiano. Então dentro de processo de criação, processo educativo e científico é imprescindível estarmos mergulhadas, serpenteadas por nossa cultura, que é o vigor, é a saúde para o nosso sistema imunológico”, avalia Andréia.

O programa pretende ser uma ferramenta de estímulo à participação e ao protagonismo de agentes culturais e equipes compostas de forma representativa por pessoas negras, pessoas indígenas e pessoas com deficiência.

Confira o edital aqui.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar