16.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaCircula MinC: começa mais uma temporada de oficinas do Ministério da Cultura...

Circula MinC: começa mais uma temporada de oficinas do Ministério da Cultura por todo o país

Publicado em

Vai começar mais uma edição do Circula MinC, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) para levar atividades de formação às unidades de federação do país. Iniciado em 2023, o Circula MinC percorreu o Brasil todo para conversar com gestores e gestoras públicas locais sobre a importância de aderir à Lei Paulo Gustavo (LPG).

Diante da grande adesão às ações no ano passado, o MinC decidiu realizar novos encontros em 2024, dessa vez para promover atividades de capacitação sobre a LPG e também sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). 

Todas as atividades são realizadas em parceria com prefeituras, governos estaduais e o apoio dos Escritórios Estaduais do MinC. A  sociedade civil também é fundamental, bem como o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, a Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura, e o Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados.

Para a secretária dos Comitês de Cultura (SCC) do MinC, Roberta Martins, estar nas cidades é uma forma de demonstrar que o governo federal está disposto a auxiliar na execução das políticas públicas.

“O MinC não se limita a repassar dinheiro, também oferece uma série de ferramentas para facilitar o planejamento dos gestores de cultura e para ajudar no processo de execução dos recursos. No ano passado, nosso esforço era para que estados e municípios percebessem a importância de aderir aos programas de fomento. Alcançamos nosso objetivo. Agora, vamos voltar para apresentar diversos instrumentos que facilitam a aplicação dos recursos, para mostrar que continuamos juntos, garantindo que o dinheiro público chegue às comunidades de cada território” , destacou

O diretor de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios (Dast) da SCC, Thiago Leandro, lembra que os gestores municipais fizeram uma avaliação muito positiva da primeira edição e por isso o MinC entende que é preciso dar continuidade às ações.

“O Circula MinC cumpre um papel fundamental para reforçar o contato com os gestores, para tirar dúvidas específicas da situação concreta de cada município e ser mais um momento de aproximação entre o Ministério da Cultura e as gestões municipais. Este ano, além da LPG, daremos foco também na PNAB, especialmente porque até 31 de julho é o prazo para preenchimento do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) e muitos municípios ainda precisam entregar. Então, a gente tem uma expectativa que essa rodada contribua nesse processo”, afirmou.

Calendário

O Circula MinC vai passar por todas as capitais do país. A maioria das oficinas será realizada presencialmente, mas também há a possibilidade de capacitações por meio de encontros virtuais. Amazônia, Amapá e Piauí são os primeiros estados a receber a comitiva do Ministério da Cultura.  Santa Catarina também já tem data confirmada para o Circula MinC de forma virtual.

Amazonas
Data: 18/06
Horário: 9h às 18h
Local: Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA) – Manaus

Amapá
Data: 19/06
Horário: 14h às 18h
Local: Salão Nobre do Palácio do Setentrião (Governo do Amapá) – Macapá

Piauí
Data: 21/06
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório Sulica – sede da Secretaria de Cultura – Teresina

Santa CatarinaONLINE
Data: 27/06
Horário: 9h às 12h |intervalo| 14h às 17h
O link do evento será enviado para quem realizar a inscrição



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar