A convite da Korea Mobile Game Association (KMGA) — entidade representativa da indústria de jogos mobile da República da Coreia — e com apoio do Instituto Brasil Coreia, uma delegação brasileira realizou missão oficial ao país asiático entre 11 e 17 de novembro de 2025. O objetivo foi ampliar cooperações nas áreas de audiovisual, tecnologia, inovação e economia criativa.
A delegação foi composta por Andrea Santos Guimarães, diretora de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC); Milena Silvino Evangelista, diretora de Formação e Inovação Audiovisual da Secretaria do Audiovisual (SAV); Rodrigo Terra, presidente da Associação Brasileira de Games (Abragames); José Wally Menezes, reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE); e João Salmito Filho, deputado estadual do Ceará.
Encontros institucionais
A programação incluiu reuniões estratégicas com órgãos responsáveis pelas políticas culturais e pelo desenvolvimento das indústrias criativas da Coreia do Sul.
Ministério da Cultura da Coreia do Sul
Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de cooperação bilateral e compartilhadas informações sobre programas de incentivo, inovação e estratégias para o fortalecimento do setor cultural nos dois países.
Korea Creative Content Agency (Kocca)
A missão reuniu-se com representantes da Kocca — agência responsável pelas políticas coreanas para audiovisual, entretenimento e jogos eletrônicos — para debater oportunidades de colaboração em formação técnica, inovação e desenvolvimento de conteúdos criativos.
As agendas também deram continuidade à implementação do Memorando de Entendimento Brasil–Coreia, firmado em 2023, que estabelece diretrizes de cooperação em audiovisual, economia criativa, cultura digital, formação técnica e intercâmbio de especialistas.
Além das reuniões institucionais, a delegação realizou visitas técnicas a instituições público-privadas, empresas de tecnologia e startups, e marcou presença no G-Star, um dos principais eventos de games da Ásia.
Participação da SAv/MinC
A diretora Milena Silvino Evangelista destacou a relevância da aproximação entre os dois países. “Brasil e Coreia do Sul possuem ativos significativos no audiovisual e nos jogos eletrônicos, e expandir essa parceria será extremamente vantajoso para o desenvolvimento do setor no Brasil, sobretudo no que tange à aceleração, às estratégias de negócios e à formação técnica com foco em inovação”.
Políticas públicas e economia criativa: visão estratégica
Andrea Santos Guimarães ressaltou os impactos da missão do ponto de vista das políticas públicas. “No campo das políticas públicas de economia criativa, os maiores ganhos da missão à Coreia foram relativos à aproximação de experiências de políticas públicas voltadas para territórios criativos e à atração de investimentos no campo dos jogos e das tecnologias para fortalecer empreendimentos e territórios brasileiros”.
Encerramento
A missão oficial foi concluída com todas as agendas previstas — reuniões institucionais, visitas técnicas e participação no G-Star. As informações reunidas serão incorporadas ao trabalho das áreas representadas, contribuindo para o avanço das políticas brasileiras de audiovisual, inovação e economia criativa e para o fortalecimento da cooperação entre Brasil e Coreia do Sul.
Fonte: Ministério da Cultura

