19.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaBrasil e Chile assinam acordos bilaterais na áreas cultural e do audiovisual

Brasil e Chile assinam acordos bilaterais na áreas cultural e do audiovisual

Publicado em

Nesta terça-feira (22), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da cerimônia de assinatura de atos bilaterais entre Brasil e Chile, realizada no Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu Gabriel Boric, chefe de Estado do Chile, para uma visita oficial marcada por declarações conjuntas e pela formalização de importantes acordos. Entre eles, dois são voltados à área cultural: o Acordo de Coprodução Audiovisual e o Memorando de Entendimento para cooperação cultural entre os ministérios da cultura dos dois países.

Em seu discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importância da união entre os países da América Latina e a necessidade de fortalecer a democracia e a integração regional.

“Não podemos continuar vendo nossos países sendo governados para 35% ou 45% da população, enquanto o restante é tratado como invisível. É preciso mudar a lógica de como fazemos política, de por que buscamos ocupar cargos como o de Presidente da República. Sozinhos, somos frágeis. Um país como o Chile, a Bolívia, o Equador, o Uruguai, ou até mesmo o Brasil, grande territorialmente, mas economicamente e tecnologicamente ainda aquém do que poderia ser, fica vulnerável ao negociar com grandes potências”, declarou Lula.

O presidente também destacou que a integração é essencial para enfrentar desafios econômicos, sociais e políticos, além de garantir que os avanços democráticos sejam consolidados.

Já o presidente chileno, Gabriel Boric, celebrou a profundidade das relações entre os dois países e os avanços obtidos desde o retorno de Lula à presidência.

“Posso dizer que, no Chile, todos ficaram impressionados com a visita de Estado que o presidente Lula realizou, acompanhado de todos os ministros, além de representantes do setor privado. Isso foi muito valorizado no Chile”, afirmou .

O presidente chileno também ressaltou os impactos positivos da cooperação bilateral, mencionando os 19 acordos assinados no ano passado como exemplo do fortalecimento da parceria. “A união é o que nos torna ainda maiores”, concluiu.

Avanços culturais

Na área cultural, a cerimônia evidenciou a consolidação de novas parcerias. A ministra Margareth Menezes e Alberto von Klaverin Stork, ministro das Relações Exteriores do Chile, assinaram um acordo de Coprodução Audiovisual, que atualiza o tratado de 1996. O novo Acordo facilita a colaboração cinematográfica e audiovisual, promovendo maior intercâmbio cultural e fortalecendo as indústrias criativas. Entre as inovações, estão regras modernas para coproduções, que definem percentuais de participação financeira (mínimo de 20% e máximo de 80%), reconhecimento das obras como nacionais em ambos os países e mecanismos para facilitar a circulação de profissionais e equipamentos.

“A cultura do Brasil e do Chile é diversa. Tanta riqueza demanda a troca de boas práticas e ações conjuntas que fortaleçam não apenas a relação entre essas nações, mas a potência vinda do seu povo, com seus saberes e práticas culturais”, afirmou a titular brasileira.

Outro destaque foi o Memorando de Entendimento entre os Ministérios da Cultura, que estabelece cooperação em áreas como eventos culturais, intercâmbio de artistas e profissionais, artes audiovisuais, literatura, bibliotecas, patrimônio cultural, educação artística, direitos autorais e ações relacionadas às mudanças climáticas. Este último ponto é uma inovação no âmbito da cooperação cultural.

Dia da Amizade Brasil-Chile

A visita de Estado também marcou as comemorações do primeiro Dia da Amizade Brasil-Chile, celebrado em 22 de abril. A data remete ao estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, em 1836.

O evento contou com a presença de ministros, parlamentares, empresários e outras lideranças, e reforçou o compromisso com o fortalecimento dos laços econômicos e políticos entre as nações.

Após a cerimônia, as autoridades seguiram para um almoço no Palácio Itamaraty.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar