Instrumentos populares da comunicação pública brasileira, as rádios comunitárias precisam ser usadas como instrumentos de propagação do Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC) e devem, também, ser entendidas como parte da cadeia produtiva do setor cultural. Essas foram algumas das conclusões da reunião realizada nesta quinta (23), na sede do Ministério da Cultura (MinC), entre a equipe da Secretaria dos Comitês de Cultura (SCC) e a Federação Brasileira de Rádios Comunitárias (Febrascom).
A titular da SCC, Roberta Martins, destacou como esses veículos podem alcançar os mais variados territórios e levar ao Brasil profundo – de maneira assertiva – importantes ações do MinC, a exemplo do PNCC.
“As rádios comunitárias fomentam de maneira imensa a cultura. Fomento não é só colocar dinheiro, fomento é também propagar as coisas que a gente produz. E essa potência que é o rádio no Brasil, se traduz popularmente nas rádios comunitárias como instrumentos também de importância cultural”, destacou.
A secretária disse ainda que o objetivo do PNCC é levar o acesso às políticas públicas a todos os territórios do país e para isso conta com as rádios comunitárias como aliadas. “As rádios comunitárias chegam na dona de casa, no senhor Zezinho da quitanda, na dona Maria que está ouvindo rádio enquanto faz comida e querendo saber como está a cidade, como está o bairro onde vivem. É para eles também que as políticas públicas de cultura são pensadas e eles precisam participar desse processo de construção”, comentou.
Secretário da Febrascom, Maurício Costa concordou que é necessário uma relação mais próxima. “Esse contato contínuo com o MinC vai ser importante para a gente divulgar as políticas culturais que já existem e também para entender e repassar as demandas das comunidades”, concluiu.
Pela Febrascom, também participaram da reunião o presidente, Otomaz Ferrari; o vice-presidente, Jonas Jardim; e os jornalistas Lianne Sá e Carlos Dias. Do MinC, estiveram presentes o diretor de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios (Dast), Thiago Leandro; e o coordenador dos Comitês de Cultura, Alex Dias de Jesus.
Fonte: Ministério da Cultura