20.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioSem categoriaSocialites de Brasília são criticadas em abertura do Fnac na Moda

Socialites de Brasília são criticadas em abertura do Fnac na Moda

Publicado em

Socialites de Brasília são criticadas em abertura do Fnac na Moda 

 V Encontro de Blogueiros tem debate polêmico em torno da falta de identidade da moda brasiliense, entre outros temas

Por Clarice Gulyas
Foto: Programa Costume 

Na noite dessa segunda (12/11), a Fnac Brasília realizou abertura do já tradicional Fnac na Moda, evento destinado ao intercâmbio de informações e curiosidades sobre o tema. Na ocasião, o 5º Encontro de Blogueiros tomou conta da abertura, com debates polêmicos sobre ética, responsabilidade social, personalidade, técnica e formas de financiamento de blogs. Socialites da cidade foram criticadas por influenciar a maneira de se vestir na cidade de forma “cafona e brega”. A programação do evento se estende até o próximo dia 14.
A ex-blogueira e hoje jornalista, Ana Tatiana Capeletti, falou sobre o preconceito existente em relação ao trabalho dos blogueiros de moda e afirmou que o próprio tema “moda” já gera polêmica. “Esse encontro foi interessante porque encontrei pessoas do meu dia-a-dia de trabalho e também para desmistificar o conceito de moda. Foi uma forma de unificar pensamentos e trazer a democracia, sem estigmatizar ninguém. Existem segmentos, os que gostam disso ou daquilo”, avalia a paranaense, que escreve para o ex-blog e agora site Todo Mundo Aqui É Alguém.
Bregas e cafonas
A blogueira Márcia Rocha, que escreve sobre moda masculina para o site Mister Mag, criticou a inexistência de uma identidade para a moda brasiliense e também a falta de incentivo e prestígio aos estilistas locais. “Torço para que a Fnac continue fazendo esse evento porque nós nos dedicamos a fazer as coisas, mas elas não se refletem como deveriam. Venderam a identidade de moda da cidade e tudo o que construímos está me ruínas”, comentou, em tom de crítica aos interesses comerciais e políticos que, segundo ela, importam conceitos e marcas de forma indiscriminada e são influenciadas negativamente pelas socialites de Brasília.
Renato Acha, do site Acha Brasília, concorda. Terceira vez participante do evento, ele destaca que embora Brasília possua bons estilistas, a cidade está repleta de “gente cafona que não usa o trabalho deles (estilistas brasilienses) porque prefere consumir subprodutos de grifes”. Participaram ainda do debate os bloggueiros Clarice Dewes e Clariana Gonzaga (ParkBlog), Pedro Marra (Luxo de Festa), Ju Rodrigues (Blog da Ju), Julia Jorge (Blog Julia Jorge) e Daniel Zukko, diretor do Programa Costume.
“O Look do Dia e a Ética foram outros temas centrais do debate e serviram como maneira de reflexão de aonde iremos chegar com a banalização do consumo da moda, que se espelha no conceito de fashion victims (vítimas da moda), sendo que a moda, em si, foi feita para a gente pensar”, opina.
Dona da provocação
Mediado por Kátia Maranhão, a exemplo de todos os debates anteriores do Fnac na Moda, o evento foi classificado pela jornalista como “a melhor edição de todas”. De acordo com a também blogueira (de política e assuntos gerais), as diferentes áreas de atuação dos nove profissionais convidados para o debate (em torno da moda masculina, feminina, consultoria, festas, entre outros) ajudou a apimentar a discussão sobre o tema, o que também influenciou na participação do público que esteve presente na Fnac. Kátia avalia que a vaidade e a responsabilidade com a informação foram alguns dos temas principais do encontro. A questão comercial, de publicidade dos blogs, segundo ela, também foi fundamental para que o blogueiro seja respeitado como um profissional de veículo de informação.
“Nós (blogueiros) estamos criando uma cultura de comunicação. Existe em Brasília um patrulhamento de socialites que dizem ditar a moda na cidade, mas são bregas de morrer e não abrem espaço para os estilistas daqui. Acho que o evento tem o papel importante de mostrar a real cara da moda brasiliense, distante daquilo que é colocado pelas detentoras do projeto de moda, que são essa elite cafona”, critica.
Para o organizador do evento, Manu Santos, a ideia de diversificar a programação do Fnac na Moda e convidar blogueiros de diferentes áreas para a abertura está sendo positiva. Entre as outras novidades da programação ele destaca o 1º Encontro de Colunistas Sociais (13/11), exposição de roupas (12 a 17) e desfile dos alunos de moda da Escola de Estilismo Fashion Campos.  “Convidei blogueiros diferentes para que os debates ficassem mais intensos e deu certo. Nossa intenção é trazer eventos de qualidade com entrada franca e classificação livre para o público de Brasília”, disse.
Programação:
Na quarta-feira (13)
17h30 Workshop de Cuidados com a pele com equipe Adcos;
19h30 I Encontro de colunistas irá abordar os basditores da profissão
Na quinta-feira (14)
19h30 Desfile de moda contemporânea da Escola de Estilismo Fashion Campos
Feed

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar